quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ahhhh, meu cabelo não cresce!

Pessoal isso é a maior mentira. Todo cabelo cresce, e não demora a crescer. É a pessoa que fica ansiosa demais. Até parece que quer sentir os fios saindo do couro cabeludo. De acordo com um estudioso, todos os fios crescem de 1 a 2 cm por mês. Mas isso depende da idade, da informação genética e das condições de saúde de cada pessoa.

Não acredito em simpatias para crescer cabelo, nem em influência da lua, e nem tampouco nos produtos que prometem o crescimento dos fios. Concordo com a teoria de que os fios crescem normalmente, só que há fatores que podem prejudicar esse crescimento. E aí é que entram os cuidados que devemos ter.

1. Alimentação adequada
Para o cabelo crescer é necessário proteínas e vitaminas. Ou seja, se você está fazendo dieta por conta própria, ou está se alimentando mal, deve rever esse comportamento. Se seu organismo por si só está eliminando proteínas além da conta, vai ser necessário o uso de suplementos.

2. Precisa-se de oxigênio
Para os fios crescerem eles precisam de oxigênio. Tudo porque a oxigenação produz energia. Então você deve contribuir para a oxigenação de todo o seu corpo. Isso significa que quem fuma deve parar de fazê-lo, pois o fumo diminui a oxigenção do sangue. Em contrapartida, quem faz atividade física estimula a oxigenação, fazendo assim com que os fios recebam mais energia. (mais um motivo pra começar a malhar...rsrsrs)

3. Cuidado com as químicas
Sei que é quase impossível viver sem química no cabelo. Estamos sempre querendo mudar a cor do cabelo, ou recorrendo às escovas progressivas... sem falar dos cabelos extremamente rebeldes que estão sempre precisando de alisamento ou relaxamento. A verdade é que o excesso de tratamentos químicos no cabelo não desacelera o crescimento dos fios, mas torna os fios mais fracos e ressecados, e aí é que ocorre a chance de quebrar.
Dica de amiga: dia desses fui a um salão fazer uma hidratação, por conta dos relaxamentos que faço... mas quando cheguei lá, a profissional me disse que a hidratação repõe nutrientes e só. Ou seja, ela quis dizer que eu precisava de algo para reestruturar meus fios. Foi aí que ela me convenceu a fazer um tratamento chamado "Quimi Repair". O preço é um pouco salgado (R$ 150,00), mas como meus fios estavam caindo muito não tive escolha. Amei o resultado: macio, sedoso e solto. Mas espero ver um resultado final depois da hidratação que se deve fazer uma semana depois.

4. Evite o excesso de calor
O uso frequente do secador e da chapinha enfraquece os fios, que acabam quebrando antes de crescer. Para quem é escrava da escova, não precisa se desesperar... é só não ficar usando a chapinha todo dia antes de sair de casa, e abusar de ótimas hidratações uma vez por semana. Evite também lavar a cabeça durante banhos muito quentes.

5. Livre-se da sujeira
Pó, oleosidade e poluição podem obstruir o folículo piloso e retardar o crescimento dos fios. Por isso é sempre bom manter os cabelos limpos. Mas nada de lavar todos os dias. Porque um pouco de óleo é necessário para manter a saúde dos cabelos. Lavar dia sim, dia não já está de bom tamanho. (ótimo puxão de orelha pra quem fica com escova 7 dias sem ver água... kkkkkkkkkkk)

OUTRAS DICAS:

Pentear os cabelos ainda molhados tende a quebrar os fios. Então seque bem, e depois penteie.

Massagens no couro cabeludo também podem estimular o crescimento dos fios.

Não se deve ficar penteando o cabelo toda hora. Cada penteada produz um estimulo que aumenta a produção sebácea, que assim pode entupir os folículos e reduzir a velocidade do crescimento dos fios.

Cabelos muito cacheados são difícies para se notar o crescimento. Pois conforme os fios vão crescendo também vão enrolando.

Evite expor seu cabelo durante horas ao sol. Ou use protetor solar para cabelos.

Se você costuma nadar em piscina com cloro, é uma boa ideia amarrar as madeixas e desistir daquele lindo mergulho.

-----------------------------------------------

Eu sei que é muita informação, mas vale a pena guardar essas dicas no seu favoritos. Só eu sei o que é ficar olhando todo dia no espelho pra ver se o cabelo cresceu 1mm...rsrsrs

Até lá.

2 comentários:

Juliana disse...

Mais um post informativo!

Parabens...

Bjos
Juliana

http://miscelaniadajuju.blogspot.com

Cartas para Jhon disse...

Adorei! Parabéns...

Beijos da mimi.

Postar um comentário