sexta-feira, 9 de abril de 2010

Menstruar ou não: o que você escolheria?

Todo mês ela vem... que situação... muitas a odeiam. Mas ultimamente eu passei a desejá-la como nunca. Tudo porque fiquei quatro meses (ou mais) sem menstruar. Foi terrível. Fiquei inchada, com o rosto cheio de bolinhas (parecia um ralador). Num dia estava extremamente carente, no outro insuportável.
Tinha amiga, pedindo pelo amor de Deus, pra eu ficar menstruada. Agora, depois de uma semana que a bicha desceu, posso falar com calma sobre o assunto, sem me alterar demais.

Lendo uma matéria sobre isso na Gloss, resolvi postar algumas informações que a revista mais up do momento publicou...

Nos últimos cinco anos, a procura por anticoncepcionais de longa duração (que suspendem a menstruação) dobrou, segundo dados do ginecologista Eduardo Zlotnik, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. São injeções, implantes subcutâneos e um tipo de DIU, todos à base de progesterona, que garantem o fim das cólicas e de outros sintomas da TPM.

O assunto ainda gera polêmica entre os médicos. Entre os que mais são a favor da suspensão está o ginecologista baiano Elsimar Coutinho, que no livro "Menstruação, a Sangria Inútil" (1996) defende que essa é a melhor maneira de evitar problemas como os ovários policísticos e os miomas (tumor benigno no útero), além do desconforto mensal.

Já o ginecologista Cláudio Bonduki, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acha que é sempre melhor respeitar a natureza. "Todas as funções não úteis aos seres humanos foram eliminadas ao longo da evolução. Se a menstruação ficou, é porque tem seu papel", diz.

A ginecologista Lúcia Hime, da Faculdade de Medicina de Santo Amaro, dá um exemplo: "A menstruação é um indicativo da boa saúde. Quando ela pára sem motivo, pode haver problemas na glândula tireóide ou na supra-renal".


MULHERES QUE VIVEM JUNTAS MENSTRUAM JUNTAS?
Pode perguntar para as amigas - você vai encontrar, sim, vários exemplos de que o fenômeno ocorre. Alguns especialistas acreditam que mulheres, que convivem muito, sincronizam a menstruação porque há uma espécie de competição biológica para ver quem ovula (e fica grávida) primeiro. Os feromônios, substâncias produzidas pelas glândulas apócrinas - cujo odor seria responsável por atrair os machos -, seriam percebidos pelo organismo das outras mulheres, que então se adaptariam ao novo "regime" menstrual para não deixá-las em desvantagem. "Há pesquisas nessa linha, mas nada foi comprovado cientificamente", avisa a ginecologista Lúcia Hime.

SUPER INTERESSANTE...
1. Os absorventes com fita adesiva só chegaram ao mercado na década de 1970. Antes, as mulheres usavam toalhas descartáveis - algumas tinham o formato de uma calcinha, presas à cintura, enquanto outras eram fixas com alfinetes.
2. Em algumas comunidades carentes no interior da Índia, as meninas ficam sentadas sobre a palha, junto às vacas (animal sagrado para os indianos), durante o período menstrual.
3. Em algumas tribos africanas, as garotas, quando da primeira menstruação, passam pelo ritual de caçar insetos aquáticos com a boca e matar uma galinha sentando-se sobre a cabeça do bicho.

Até lá.

0 comentários:

Postar um comentário