quinta-feira, 29 de julho de 2010

Retenção de líquidos

Oito em cada dez mulheres sofrem disso. E talvez nem saibam.

Eu sempre achei que tivesse retenção de líquidos. Primeiro porque uma vez uma esteticista me falou isso. E outra porque comecei a perceber que de manhã meu corpo é um, e ao passar do dia ele é outro. Por exemplo, coloco um anel de manhã que quase não entra no meu dedo. Ao passar do dia, ele vai saindo do meu dedo, a ponto de quase cair...

Eu nunca pensei em ir ao médico por conta disso, mas já está me incomodando demais... é calça jeans que de um dia para o outro passa a não entrar mais... e por aí vai.
Comecei então minha árdua pesquisa sobre retenção de líquidos. Descobri que as causas mais comuns são: sal na comida em excesso, falta de exercícios, sapato alto, problemas nos rins, hormônios e calor.

O que muita gente não sabe é que uma pessoa pode ganhar de 1 a 2 quilos durante o dia por conta da retenção de líquidos. Isso tudo porque o corpo acumula água e assim aumentamos de peso. (E quem disse que estou gorda?! São apenas líquidos retidos... kkkkkkkk)

Existe um teste bem básico para descobrir se você é vítima desse mal. Pressione uma perna com o dedo indicador, conte até 5 e solte. A região ficou esbranquiçada e a pele demorou para voltar ao normal? hummmmm...

Nada de desespero, minha gente. (Imagine... socorroooooo! Fiz o teste... rs) Não precisa começar a comer comida totalmente sem sal, e nem jogar fora todos os seus lindos saltos altos. Porém, você precisa passar a dar mais atenção a esse caso.

Li que os piores quadros de retenção de líquido devem ser investigados porque podem se tratar de algum problema renal, cardíaco, hormonal ou vascular. Excluídas estas possibilidades, aí a queixa se reflete apenas por um desconforto corporal, que está relacionado ao excesso de peso, sedentarismo, má alimentação e dificuldade de retorno venoso.

Os locais onde ocorrem uma maior evidência desse inchaço são: as mãos e as pernas. Porém, há pessoas que apresentam retenção hídrica generalizada, sentindo também inchadas as mamas e a barriga. Além do inchaço, a retenção de líquidos pode apresentar outros sintomas, como dores de cabeça, pressão alta, vista embaçada e dores no peito.

AJUDE A DIMINUIR O INCHAÇO
* Beba muita água. Tomar água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.
* Hidrate seu corpo. Cosméticos relaxantes ativam a circulação. Use os que têm cânfora e mentol.
* Faça exercícios. Praticar esportes faz bem à circulação do sangue e sempre ajudará a controlar o seu peso.
* Diminua o sal nas refeições. Primeiro passo: tire o saleiro de cima da mesa. Ele é um convite ao excesso. Depois, reduza a quantidade de sal usada no preparo das receitas.
* Use meias elásticas. Elas facilitam a drenagem.

Outro método, bastante utilizado hoje em dia, é a drenagem linfática manual. Ela ajuda o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas acumulados. Ou seja, com a aplicação da massagem, a corrente linfática é estimulada e os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue.

Pessoal, sei que falei, falei, falei e falei. Dei várias dicas etc... Mas o que devo falar mesmo é pra você procurar já um endocrinologista. (É o que vou fazer semana que vem...rsrs) Tudo porque você pode até já ter constatado que o problema existe, mas é preciso investigar a origem da retenção. Pode ser algum problema renal ou até de tireóide. Vá ao médico.

Até lá.

1 comentários:

Mari Costa disse...

oiii

Muito boa suas dicas, muitas pessoas sofrem de retenção de liquido e nem sabem.Graças a Desu nao sofro dessa mal, pois me cuido direitinho, tomo uns 4 litros de agua por dia, nao como muito sal, eu como de tudo, mas o bom que tenho um organismo acelerado e nao tenho tendecia a engordar.
Bjs

Postar um comentário