quarta-feira, 31 de março de 2010

Sobrancelhas lindas em 5 passos

Já faz tempo que travei uma guerra eterna com as minhas sobrancelhas. Mas as bichinhas não têm culpa de nada... rsrsrs. É que na minha adolescência, as entreguei nas mãos de um monte de loucos (teve até homem que fazia minhas sobrancelhas), e aí acabaram com meus pêlos... tem um monte que não cresce mais. Pra me torturar ainda mais, pego fotos de quando eu tinha 14 anos e fico lembrando da montueira de pêlos que eu tinha... fico com raiva de mim!

Bom, se você ainda não detonou a sua sobrancelha, e quer cuidar da aparência do seu rosto, leia esse post.

As sobrancelhas são a moldura dos olhos, e interferem demais na beleza do rosto. É incrível como uma sobrancelha bem delineada faz toda a diferença, pois além de dar um aspecto mais limpo, sobrancelhas bem delineadas são fundamentais para o bom resultado de uma maquiagem.

Leva-se em conta o formato do rosto, procurando manter uma métrica padrão para as sobrancelhas se manterem em harmonia com os olhos e as demais expressões faciais.

Tipos de sobrancelhas e seus significados

Curvas: aumentam a delicadeza do rosto e sugerem maior sensibilidade aos traços.
Retas: expressa força e intensidade, seguindo um sentido tradicional e pouco trabalhado. Esse tipo de
sobrancelha desvaloriza um pouco a delicadeza da feminilidade.
Arqueadas: transmitem alegria e interatividade, representando uma ótima opção para se erguer o olhar.

Normalmente as mulheres preferem a depilação com cera quente à pinça, eu aconselho a forma mais dolorida que apesar de parecer a mais difícil é a mais segura, além do que, a cera quente acaba deixando as pálpebras flácidas com o tempo.

Há mulheres que sentem mais dor do que outras, para aquelas que sentem muita dor na hora de depilar a sobrancelha já tem no mercado uma pomada anestésica. Se chama EMLA, custa em torno de R$ 11,00. Eu já usei, mas foi para depilar a virilha.
 
 
Detalhe, cuidado na hora de comprar a pinça. Prefira aquelas com a ponta em corte diagonal e o cabo maior. Como elas acompanham o sentido do pêlo, você consegue segurar melhor a pinça e removê-los sem o pêlo quebrar.
pinça longa com corte diagonal
 
Para definir o desenho da sobrancelha, alguns especialistas utilizam os parâmetros do visagismo
(da palavra visage, rosto em francês), que é a arte de embelezar ou transformar o rosto, estudando o formato dele. De acordo com esse ponto de vista, não existe um padrão de beleza, e sim padrões de estética e harmonia.

Vamos ao trabalho! Bastam uma pinça, um chumaço de algodão, escovinha própria e creme hidratante.

1º - Escolha um lugar em sua casa bem iluminado e confortável.

2º - Para ficar mais fácil o processo faça o desenho com um lápis de maquiagem (de preferência branco, para ficar mais fácil de visualizar) em volta da sobrancelha (faça o desenho de como quer que fique sua sobrancelha). Passe um creme de limpeza nas sobrancelhas (abre os poros e facilita a depilação)

3º - Com uma escovinha própria para sobrancelha (eu compro uma escova de dentes bem baratinha) escove os pêlos para cima, e com a pinça vá limpando os pêlos da parte de baixo da sobrancelha, inclusive os que estiverem em cima do traço que você fez.
Nas sobrancelhas, ao contrário das pernas, os pêlos são puxados no sentido em que eles nascem, senão você pode machucar a pele.

4º - Feito isso penteie os pêlos no sentido do crescimento e novamente com pinça remova os pêlos da parte de cima. Você pode medir a sobrancelha com um lápis mesmo como na foto a baixo.

5º - Para terminar penteie os pêlos para baixo, e com uma tesourinha com a ponta bem fina corte somente as pontas dos pêlos, sem exagerar para que os pelos não fiquem muito rentes.


Você pode também passar um lápis para maquiagem no tom da sua pele para ela ficar um pouco mais escurinha, mas sem exageros. É importante ressaltar que devemos sempre considerar o traçado natural e se guiar por ele.

Outra informação importante é que os pêlos demoram 15 dias para crescerem de novo, e quando são muito arrancados, tendem a desaparecer.

Para a sobrancelha não ficar descabelada, use rímel incolor quando sair de casa. E, se a sobrancelha for falhada, para dar o retoque final, preencha os espaços com sombra. Use sempre uma sombra mais clara que as sobrancelhas. Se forem pretas, opte por uma sombra marrom. Pegue um pincel chato e dê uma leve esfumaçada nas falhas.

Mas para quem perdeu a sobrancelha ou têm os pêlos muitos ralos, pode recorrer ao processo da micropigmentação, ou maquiagem definitiva. Mas muito cuidado na hora de escolher o profissional que vai realizar o processo, eu já fiz... Gostei muito (apesar de nos primeiros dias ficar parecendo a personagem que faz a "Bela"), mas já vou logo avisando que a maquiagem não é tão definitiva assim. Tem 4 anos que fiz, e não tem quase tinta nenhuma na minha sobrancelha. Tenho que ficar sempre fazendo retoques com o lápis, e aí acaba ficando grotesca! Mas bem que eu queria fazer de novo... têm várias atrizes que fazem... e por que só as delas ficam lindas?
trecho do Amelias (http://inblogs.com.br/amelias)

9 comentários:

Blog - util.necessario - Ana disse...

Gostei tanto das suas dicas que indiquei seu blog lá no meu.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/2010/07/como-modelas-as-sombrancelhas-em-casa.html

Ana Maria Braga disse...

Gosto de uma sobrancelha bem depilada e arrumada. Tenho uma pessoa que ajeita as minhas e sempre, depois de pronta passava hena, mas de uma hora para outra, resolvi ficar com alergia. Ah, que chato. AS minhas são ralas e como uso óculos não enxergo direito, pois tenho que tirar os oculos para depolá-las.Valeu o post. Bjs

jacques disse...

Existem os produtos da linha Ecrinal da França , especializada no tratamento dos cílios e sobrancelhas fragilizadas e deterioradas através de uma ação direta no bulbo ciliar , local de formação dos cílios e sobrancelhas. E bastante interessante.

consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda ) para poder analisar o seu caso adequadamente:
www.ecrinal.com ( frances e Ingles )
www.asepta.com ( da França )
www.asepta.com.br ( no Brasil )

Espero ter contribuído de alguma forma
Jacques – Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Olha ;...Adorei o BloG ...que consideraçãõ em explicar em detalhes vou postar seu Link no meu Twitter
beijinhOo
Amei"

Anônimo disse...

nossa que belas sobracelhas!!!

Anônimo disse...

adorei suas dicas...tud muito claro!! adoreiii mesmo!

Anônimo disse...

Gostei das dicas!

Julia Esteves disse...

a pomada ajuda mesmo? é instantâneo o efeito de anestesia?

Anônimo disse...

tenho muita dor ao tira as sonbrancelhas,essa pomada faz algum mal?tem efeito colateral?

Postar um comentário